Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
15 mars 2008 6 15 /03 /mars /2008 15:21

 

 map.gif

 

 

 

Traduction  Google

 

Pe. Tiago Jacques Hahusseau 
Caixa Postal 163 
69301370 - Boa Vista / RR 
BRASIL 
  
E-mail: @ yahoo.com.br tiago.roraima Boa Vista, em Dezembro de 2010/12/04 



Caros Pais e Amigos, 
  
 As luzes de Natal já estão acesas. As férias estão se aproximando e se aproximando de nós! ... O ano termina. Fico feliz em vê-lo dar-lhe algumas novidades e dizer-lhe, com todos os pais e amigos que te amam: 
"Feliz Natal! Feliz Ano Novo ... " 
  
 Enquanto os países europeus são apanhados pela neve e frio, o sol aqui redobrado ardor. Nós preparamos o Natal em mangas de camisa ... mas o coração ea mente unidos com você! 
 Novamente, tudo adquire um ar festivo e tornar nossos bairros de cor ... As guirlandas coloridas iluminam a simplicidade e pobreza das casas. Papai Noel (vestido para o frio ...) também se convida para a festa, refém de alguns centros comerciais da cidade, que chamam de "bom negócio". "O Natal do consumidor" também está presente!Nosso bairro residentes, migrantes do nordeste do Brasil, são as contas para ver quem vai este ano, visitando parentes e amigos de volta ... lá! Difícil deixar a família inteira juntos! Os meios de transporte são limitadas e os lugares são caros. O Natal está aqui, mas o coração é muitas vezes em outros lugares para as pessoas migrantes. Com eles, gradualmente aprendendo a se enraizar na área de adoção.Devemos viver e trabalhar, apesar das dificuldades de um mundo em construção. 
 Mais rápido do que o tempo do imperador Augusto, na época de Jesus, o Brasil passa a se identificar todo o seu mundo. Não há necessidade de mover-se, tudo tem sido feito em casa, com pessoal treinado. Os resultados do Censo 2010 serão conhecidos gradualmente. Mas já aprendi que Roraima é o estado 2 no Brasil o crescimento da população: 451.230 registros de habitantes, numa área de 224,300 km. Não deve haver espaço para todos ... e ainda os conflitos da terra existir! 76% da população está concentrada em Boa Vista. população diversificada: os funcionários públicos, comerciantes, rurais, indígenas ... etc .... Cada "bairro" tem as suas características, sua história, de acordo com sua origem e classe social dos que nela habitam. Nosso ministério leva em conta esta diversidade urbana e se espalha entre populações indígenas e rurais do interior ... Um mundo novo está nascendo e se organizar. 
         
 Eu sempre trabalho com a CPT (Comissão Pastoral da Terra). Nossa equipe de coordenação tem sido enriquecido pela presença de uma freira e Pedro, um jovem sacerdote da diocese. Nosso trabalho é orientado no sentido de apoiar a agricultura familiar, agroecologia, que produz alimentos para a maioria dos brasileiros, e luta para manter as pessoas em suas terras, evitando a tentação de êxodo para as cidades. Ao mesmo tempo, desenvolve rapidamente, o outro macro-agrícola, industrial, macro-economia. " Ela nunca terra suficiente para produzir e exportar soja, "New bio-combustíveis", etc ... necessários noutros locais ... Algumas empresas de organizar e compartilhar esses novos mercados que estão perturbar o delicado equilíbrio do nossofamílias rurais. A tendência é desertificação. Conflito de interesse! ... Conflitos de terra!Outra maneira de pensar, produzir, viver e contar! . CCFD longa desde que abrimos os nossos olhos para essa realidade que desafia a nossa consciência cristã. Qual o desenvolvimento? em que mundo? para o futuro? ... A CPT, com o apoio de grande parte dos Bispos do Brasil, continua a sua missão profética: anunciar, denunciar, apoiar as pequenas e pobres da terra. Os nossos recursos humanos e económicos são reduzidos. Obrigado a todos, pais e amigos que nos dão a sua ajuda para resistir e agir! 

 Você sabe, o Brasil acaba de eleger Dilma, o presidente do Brasil. Pelo tempo que uma mulher é Presidente do país. Ele garante a continuidade do governo Lula que elegeu e deu seu apoio total. O Brasil, portanto, continuar o seu rápido crescimento, uma fonte de riqueza, mas também a desigualdade. É "builds" de um lado, mas o outro é pobre, como resultado de suas alianças políticas, que impõem restrições dentro do governo. Concentre-se da riqueza produzida, ea situação continua difícil para os pobres: saúde, trabalho, escola, etc ... Real problemas mal resolvidos! Apesar dos progressos reais em diferenças sociais são cada vez maior entre as classes sociais. (8, 5% dos brasileiros ainda vivem em pobreza extrema .... Brasil é de 73 ° para seu país .. Índice de Desenvolvimento Humano). Como Lula, Dilma vai tentar corrigir a trajetória, multiplicando e diversificando a título de ajuda para os empobrecidos e abusados ​​pelo rápido desenvolvimento ... Profundas mudanças ainda são necessárias ... Em toda parte, a "droga" torna-se moeda de troca, "relações sociais" e perversão perigosa de um mundo sem futuro. Viver sem violência nas favelas do Rio, Boa Vista também sofre as conseqüências da droga que está se espalhando como um câncer.As prisões estão cheias de jovens vítimas deste flagelo que marginaliza e mata! O ministério continua a trabalhar com a equipe pastoral da prisão. A Igreja do Brasil continua sua missão profética a serviço da Justiça e da Paz, neste hemisfério, onde a fé dos cristãos, disse com novas exigências que aprendemos a perceber no cotidiano das nossas Comunidades. 

Aqui estão algumas novidades. Estou bem na sua maior parte. Vivemos realidades diferentes da sua. Mas o Natal nos traz de globalizar nossa Esperança e revitalizar nossas vidas. "Outro mundo é possível! 
É Natal ... Deus nos ensina a manter os pés no chão e abrir nossos olhos e nossos corações 
"Glória a Deus! Paz na terra! ! 
  
 "Deuses e homens! Aqui também falamos sobre este filme. "Estrela" que brilha no céu da nossa mídia mundial perplexo. Surpreendente sucesso destes monges que deram suas vidas pela verdade, justiça, amor, verdadeiros herdeiros do Menino de Belém, «casa do pão"! Jesus ensina-nos a partilhar o pão, compartilhando a vida. É Natal! 
Que a Paz ea Alegria do Natal seja brilhante e que esperam que a nossa comunhão! 
 Talvez nós vamos ter a felicidade que encontramos no próximo ano? 
         
 Para cada um de vocês, pais e amigos, 
 Em cada uma das vossas famílias 
 A minha saudação de "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" 
        
 Minha oração e minha amizade fraterna com você 
        
 Pe Jacques Hahusseau 

 

boavistadc9.jpg
  et cliquer sur :
 Agrandir le plan


 

Pe.Jacques Hahusseau                             Junho de 2011

Caixa Postal 163

69301 370 - Boa Vista /RR

Brasil

(Mail tiago.roraima@yahoo.com.br)l

 

 

                                Caros parentes e amigos

 

Como todos os anos, sinto-me feliz por poder estar convosco no encontro do Verão.

Obrigado pelas vossas notícias e pela vossa amizade. Tomo parte, quanto me é possível, nas vossas alegrias e nos vossos desgostos. Este tempo de “Páscoa-- --Pentecostes”reaviva a nossa Esperança, a da terra e a do Céu, ambas evangelicamente ligadas!

 

Aqui, é a época das “grandes águas” que, este ano, ultrapassou todos os limites. Uma coisa nunca vista há bem uns quarenta anos! O “Rio Branco” que banha a nossa região subiu quatro metros acima do seu nível normal…As chuvas abundantes destes últimos dias engrossaram rapidamente o leito do rio e invadiram as terras baixas onde existem bairros. Muitas casas inundadas: as famílias sinistradas tiveram de ser realojadas em alguns ginásios da cidade. Foi declarado o estado de emergência e de calamidade pública.

Boa Vista é uma cidade isolada e, em parte, sinistrada! O Estado de Roraima acaba de receber um apoio financeiro da União para reparar os prejuízos. A única estrada que liga Manaus a Boa Vista está cortada e os transportes foram interrompidos. Os postos de abastecimento estão fechados e os carros ficam na garagem. Durante alguns dias, vive-se a um ritmo lento. Mas as forças juntam---se para assegurar a vida no quotidiano. Há muita solidariedade, muita partilha. Todos dão as mãos para viver e ajudar os outros a viver. O Espírito “paira sobre as águas”. Ele actua mesmo se não encontra sempre a comunhão desejada e a unidade do Pentecostes!

 

Pentecostes ou/e Babel? A multiplicação das igrejas ditas”evangélicas” constitui aqui, como noutros lugares, uma nova dificuldade, uma doença num corpo social já de si enfermo!

A nossa terra de Roraima está marcada pela migração das famílias vindas do nordeste para ocupar as terras oferecidas pelo Estado, migração também dos Índios para as cidades, etc. Uma boa parte da população vive à margem desta sociedade que se desenvolve lentamente, a partir de alguns sectores privilegiados (grandes comércios e proprietários de terras e algumas indústrias locais…) Muita mobilidade humana, migração, itinerância, procura de uma vida melhor.

O nosso povo vive, por isso, desenraizado, fragilizado, sacudido pelos apelos de uma sociedade de consumo que esmaga a cultura rural ancestral, enraizada na Fé cristã tradicional.

As populações índias sofrem, também elas, com estes choques telúricos. Hoje,

tudo está estilhaçado: famílias, comunidades, consciência! Tornou-se difícil

“viver em conjunto”. Os bairros periféricos estão marcados pela precariedade e pela violência.

As nossas Igrejas tradicionais há anos que procuram a sua marca distintiva neste contexto social novo. Surgiram muitas iniciativas generosas e proféticas após o Concílio VaticanoII. Mas o tempo passa e o mundo continua a mudar.

Estamos perante outra geração…A Igreja procura o seu caminho na dupla fidelidade ao Evangelho e às populações pobres.

Neste caldo de cultura, multiplicam-se novas igrejas ditas “evangélicas” ou

“pentecostais”: igrejas sem “designação controlada”, distantes das Igrejas cristãs históricas!

Os Bispos do Brasil apelam a viver uma “nova evangelização” nesta cacofonia religiosa! Vive-se um novo tempo de Pentecostes para reunir na unidade aquilo que a vida e os interesses demasiado pessoais dispersam e destroem! A nossa diocese acolhe forças missionárias jovens e vivas que vão morar em lugares retirados e até então abandonados.

Neste domingo de Pentecostes, todas as Comunidades cristãs tinham um encontro marcado num grande ginásio da cidade para celebrar, rezar e recobrar

forças no sopro do Espírito. Um grande momento de vida e de alegria no sopro do Espírito!

 

A “Pastoral da terra” continua a apoiar a agricultura familiar na nossa diocese de Roraima apesar da proximidade de grandes potências económicas que têm por aqui outras ambições.

O Estado vizinho do Pará vive neste momento conflitos mais importantes e perigosos após o assassinato daqueles que continuam a resistência de Chico Mendes e outros.

A minha vida continua entre o serviço da Pastoral da terra e o serviço de algumas comunidades da periferia de Boa Vista, visitas ao hospital e à prisão juntamente com outros Sinto-me feliz por viver o “dinamismo do provisório” em encontros quotidianos onde se alimentam a alegria da descoberta e o inesperado de Deus. O Espírito do Pentecostes impele-nos para fora das fronteiras para acolher as situações novas que estão sempre a surgir e ajudar a viver aqueles que não têm facilidades na vida.

 

Para a história local…(traduzida em dialecto da região  e projectada na televisão!..) temos no nosso território de Roraima a pequena cidade de “Normandia”.As suas origens remontam aos anos 40 do século passado quando”Papillon”  e alguns cúmplices se evadiram da prisão de Cayenne, em fuga para uma vida melhor…Testemunhas ainda vivas da primeira geração e herdeiras dessa aventura do famoso”Papillon” e companheiros contam essa extraordinária aventura que teve consequências ainda agora mal resolvidas! “ A história às portas da lenda!..”

 

Estarei de férias em França neste Verão, de meados de Setembro a meados de Outubro. Não há ainda um programa estabelecido mas alguns encontros marcados e tempos de retiro. Talvez também a alegria de vos ver se o tempo e os meios o permitirem.

 

Obrigado a todos e a todas…a cada um e a cada uma pela vossa amizade e pelo vosso apoio…

Desejo-vos um Verão cheio de vida e de alegria apesar das dificuldades.

A minha amizade e a minha oração acompanham todos.

 

Jacques Hahusseau

 

 

 

 

 

 

 

 

Auteur : knotsman   

Description : 

La pluie qui rend heureux à Sao Sabestao de Boa Vista, sur l'Amazone

 


 

FRANÇAIS       ENGLISH          ESPANOL      PORTUGUES


Partager cet article
Repost0

commentaires

Présentation

  • : Le blog de partenia-au-dela-des-frontieres
  • : Un espace pour échanger sur nos convictions parteniennes.
  • Contact

Texte Libre

Inscrivez-vous à la newsletter !

Vous inscrivez votre adresse électronique dans la case prévue à cet effet, ci dessous. Et vous recevez un mail à chaque nouvelle parution.

Recherche