Transmitido por Marie-Josée, do Canadá
O CORREIO CANETA-IMAGENS
Acerca do Correio Caneta-Imagens,
em que eu participo, eis algumas informações mas não há novidades ao longo deste ano a nãso ser o aumento do número de novas escolas associadas ou algumas formações proporcionadas aos voluntários: sobre o luto, a intimidação, a prevenção das armadilhas informáticas, etc
No ano passado, respondemos a 3000 cartas provenientes de 9 escolas. Este ano, é preciso acrescentar mais duas. Somos cerca de 20 voluntários coordenados por uma responsável paga pela Plataforma Familiar local.
Preparamos à mão o papel para as cartas e os envelopes são ilustrados (com desenhos que fazemos) para responder às cartas que os jovens nos escrevem.
Se o caso necessita da intervenção de uma ajuda especial, colamos por baixo da nossa resposta uma pena azul ( necessidade de um encontro) ou amarela (caso urgente) que a criança mostrará a um especialista em relações de ajuda da sua escola e que está em ligação connosco. Este intermediário procurará discretamente ter um encontro com a criança.
Se a situação é verdadeiramente de risco (caso de incesto, sinais de tendência suicida, violência), faz-se um telefonema à direcção da escola que encarrega um intermediário adequado (psicólogo, trabalhador social…) para entrar em contacto discreto com a criança sem mencionar, quanto possível, a nossa intervenção. Para estes casos, a lei obriga-nos a avisar a autoridade competente do risco que a criança corre pois, nestes casos, como é óbvio, é ultrapassada a confidencialidade…
Felicidades para essa iniciativa de Partenia para além das fronteiras!
Obrigada pelo que nos enviaram e pelo vosso trabalho!
Marie-Josée do Canadá
Descrição do Correio Caneta- Imagens tal como é apresentado pelo organismo da Plataforma Familiar :
Em que consiste o serviço
O Correio Caneta-Imagens oferece um serviço de correspondência entre jovens das classes primárias e adultos voluntários. O serviço proporciona a esses jovens uma ocasião de trocar impressões com adultos sobre vários assuntos à sua escolha, de fazer perguntas, de contar um acontecimento feliz ou infeliz, de partilhar aquilo que, para eles, é importante. Este serviço existe já em certos meios do Quebeque há alguns anos e resultou junto das crianças por responder às suas necessidades dando-lhes por isso grande prazer.
Objectivos do correio
O Correio Caneta-Imagens oferece aos jovens um serviço de escuta e, ao mesmo tempo, um local em que as crianças podem exprimir-se. Favorece o reconhecimento das capacidades da criança, melhorando assim a sua auto-estima e suscitando também a esperança
A prevenção e a comunicação entre pais e filhos
Através deste serviço preventivo, o Correio Caneta- Imagens quer favorecer a comunicação entre pais e filhos. Daí que, nas respostas enviadas aos jovens, estes são animados, se assim o desejarem, a trocar impressões sobre o conteúdo da carta com os seus pais.
Um correio confidencial
O conteúdo das cartas é confidencial. O mesmo acontece com a resposta. Os pais dos jovens são informados da existência do serviço e devem informar a escola se não quiserem que o seu filho participe nele.
A quem se dirige o serviço
Num primeiro tempo, o serviço destina-se aos jovens das classes primárias, ou seja dos 5 aos 12 anos. Num lugar estratégico da escola, coloca-se bem à vista uma caixa de correio. A distribuição deste correio é feita pelo professor. Este coloca a correspondência na carteira dos alunos quando eles estão no recreio ou antes que comecem os seus trabalhos (confidencialidade)
Quem responde ao Correio
São adultos, homens e mulheres, alguns também pais ou profissionais que respondem às cartas dos jovens. Foram previamente formados para assumir essa função. Essas pessoas utilizam apenas o nome próprio – sem apelido – quando assinam as cartas.
O contributo da escola
O papel da escola é indispensável para a realização deste serviço. Conta-se com a direcção da escola, com o conselho de administração e com os professores. No entanto, são os responsáveis do serviço que se deslocam à escola, percorrem todas as turmas e dão a conhecer o serviço aos jovens. É aquilo que
chamamos “ O novo lançamento”.
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